ArtigosBrasilNotícias

Homenagem ao Professor Carlos Fernando Mathias de Souza: Um Pilar de Sabedoria e Integridade

Por Esdras Dantas de Souza

Em um mundo frequentemente marcado pela transitoriedade das relações e pela efemeridade do conhecimento, existem aqueles cujo ensinamento se perpetua, transpondo barreiras temporais e geográficas. Entre estes se destaca uma figura emblemática, não apenas pela sua extraordinária trajetória profissional, mas também pelo impacto indelével que deixou nas vidas daqueles que tiveram a honra de seu convívio e ensinamentos. Professor Carlos Fernando Mathias de Souza, uma referência de sabedoria, integridade e humanidade, cuja vida e obra se entrelaçam com a história e o desenvolvimento jurídico e humano no Brasil.

Professor emérito da Universidade de Brasília, sua jornada acadêmica é um testemunho da paixão pelo ensino e pela formação de mentes críticas e conscientes do papel do direito na sociedade. Advogado de renome, subprocurador-geral do Distrito Federal, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e ministro do Superior Tribunal de Justiça, sua carreira é marcada por decisões e obras que contribuíram significativamente para o direito brasileiro, refletindo seu compromisso inabalável com a justiça e a equidade.

Autor de inúmeras obras jurídicas, o Professor Carlos Mathias não apenas compartilhou conhecimento, mas também moldou – e ainda molda – o pensamento jurídico, instigando a curiosidade intelectual e a busca incessante pela verdade e justiça. Sua voz ressoa nas salas de aula, nos tribunais e nas páginas de seus livros, seus milhares de artigos publicados em Jornais de grande circulação, guiando gerações de estudantes, advogados e magistrados.

Para além de suas contribuições acadêmicas e profissionais, o que verdadeiramente distingue o Professor Carlos Fernando Mathias é seu caráter exemplar e a profundidade de seu entendimento humano. Com ele, aprendi mais do que leis e teorias; aprendi a essência do ser humano, o valor do respeito mútuo, a importância de manter a integridade em um mundo de constantes desafios. Ele me ensinou que falar mal dos outros nunca constrói pontes, que a paciência é uma virtude que se refina com o tempo, e que a gratidão e a humildade são os alicerces de relações verdadeiramente enriquecedoras.

Sua resiliência, diante das adversidades, serviu como bússola para navegar em mares turbulentos, enquanto sua disciplina incutiu em mim a importância de perseguir meus objetivos com dedicação e comprometimento. A curiosidade intelectual, estimulada por suas conversas, abriu portas para mundos de conhecimento inexplorados, e sua compaixão pelo próximo lembrou-me da importância de estender a mão àqueles em necessidade.

Mas, acima de tudo, é através de seu exemplo que compreendi a verdadeira sabedoria e o autoconhecimento. O Professor Carlos Fernando Mathias de Souza vive uma vida que transcende a soma de suas realizações profissionais; ele vive uma vida que serve de farol para todos nós, iluminando o caminho da integridade, da empatia e do amor ao próximo.

Hoje, presto minha homenagem a esse grande mentor e ser humano extraordinário, que tive a honra de encontrar recentemente (foto), cujas lições permanecerão comigo e com tantos outros, guiando nossos passos na busca por um mundo mais justo, humano e compreensivo. Professor Carlos Fernando, seu exemplo e seus ensinamentos nos inspira, motiva e orienta gerações futuras. É uma grande honra ter sido mentoreado por este grande jurista e brasileiro, que tive a honra de muito aprender, na vida pessoal e na profissional.

Obrigado, mestre Carlos Mathias. Que Deus continue iluminando sua vida.

Esdras Dantas de Souza é advogado, professor, foi advogado público, presidente da OAB/DF, diretor da OAB Nacional, desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Atualmente, é advogado militante e presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA)

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo