Governo Planeja Investir Bilhões na Modernização de Ferrovias para Transporte de Passageiros
Iniciativa visa utilizar ferrovias subutilizadas ou em estado precário para implementar linhas de trens regionais e melhorar a infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil.
O governo brasileiro está traçando planos ambiciosos para revitalizar o transporte ferroviário de passageiros no país, aproveitando ferrovias existentes que estão atualmente subutilizadas ou em estado precário de manutenção. Para isso, será necessário realizar investimentos bilionários na recuperação e modernização dessas estradas de ferro.
A proposta é utilizar recursos provenientes da renovação das concessões de ferrovias de cargas, como a Malha Paulista, que é controlada pela empresa Rumo. Embora o Ministério dos Transportes não tenha se manifestado oficialmente sobre o assunto, fala-se inicialmente em utilizar cerca de R$ 600 milhões dos pagamentos a serem feitos pela Rumo como um possível aporte inicial do governo nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) para trens de passageiros.
É importante ressaltar que o investimento necessário para essa empreitada seria muito maior, mas os recursos iniciais mencionados representariam um primeiro passo na direção de revitalizar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil.
Atualmente, além de trens de turismo em distâncias curtas, o Brasil dispõe de apenas duas linhas regulares de passageiros: a Estrada de Ferro Vitória-Minas, que conecta Belo Horizonte à capital do Espírito Santo, e a Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís (MA) a Parauapebas (PA). Ambas são ferrovias que têm seu foco principal no transporte de cargas e são controladas pela Vale. No entanto, algumas viagens semanais incluem vagões dedicados ao transporte de passageiros.
A iniciativa do governo em modernizar e expandir as opções de transporte ferroviário de passageiros é vista como um passo importante para melhorar a infraestrutura de mobilidade no país. Além disso, representa uma oportunidade para reduzir o congestionamento nas estradas, promover a sustentabilidade ambiental e proporcionar uma alternativa eficiente e segura para os deslocamentos intermunicipais.
O lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, com seu enfoque no transporte de passageiros, promete marcar uma nova era no transporte ferroviário do Brasil e trazer benefícios significativos para a população e a economia do país. Com a modernização das ferrovias e a expansão das linhas de trens regionais, o Brasil está trilhando o caminho em direção a um sistema ferroviário mais conectado, eficiente e sustentável para o futuro.
Com as informações do CNN