InternacionalNotíciasPolítica

EUA Reconhece Vitória de Edmundo González na Venezuela

Da Redação

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nesta quinta-feira (1º) que Edmundo González obteve a maioria dos votos na eleição presidencial realizada no domingo (28) na Venezuela. Blinken disse: “Com base nas provas, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia recebeu o maior número de votos nas eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela.”, conforme comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

Blinken também expressou apoio à transição democrática entre governos na Venezuela, mencionando que os EUA estão “dispostos a considerar formas de fortalecer essa transição junto com nossos parceiros internacionais”.

Ele completou: “Parabenizamos Edmundo González Urrutia pelo sucesso de sua campanha. Agora é o momento das partes venezuelanas iniciarem discussões sobre uma transição pacífica e respeitosa, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”.

O Secretário de Estado reforçou: “Apoiamos totalmente o processo de restauração das normas democráticas na Venezuela e estamos prontos para considerar formas de fortalecê-lo junto com nossos parceiros internacionais”.

CNE Proclama Nicolás Maduro Presidente

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro como presidente para um novo mandato na segunda-feira (29), um dia após as eleições presidenciais no país.

De acordo com o CNE, Maduro ganhou com 51,2% dos votos contra 44,2% de Edmundo González.

Oposição Denuncia Fraude

A oposição, que se uniu contra a candidatura de Nicolás Maduro, alegou que houve fraude na eleição que resultou na reeleição de Maduro para um terceiro mandato.

Segundo os opositores, Edmundo González teria vencido com cerca de 70% dos votos.

Fonte: Reuters – (Foto: Basilio Sepe/Pool via Reuters) – reprodução da internet

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo