A Importância de Estar Sempre Preparado para as Transições: Uma Reflexão sobre Novos Desafios e Missões
Por Esdras Dantas
Ao longo da vida, muitos de nós assumimos cargos que trazem grandes responsabilidades, desafios e contribuições importantes para a comunidade. Ser presidente, diretor de entidades de classe, deputado ou senador, por exemplo, são posições que geram orgulho e a oportunidade de fazer a diferença. No entanto, uma verdade inevitável se apresenta: nada é para sempre. Chega o momento em que nos tornamos “ex” — ex-presidente, ex-diretor, ex-parlamentar. Essa transição pode ser desafiadora, mas é fundamental estarmos preparados para lidar com ela de forma saudável e construtiva.
Tenho orientado amigos e membros da Associação Brasileira de Advogados (ABA) a se prepararem para essas transições com serenidade e propósito. Um dos maiores perigos de não estarmos prontos para o “depois” é ficarmos presos ao passado, o que pode levar à depressão e prejudicar nossa saúde mental. A chave para evitar esse ciclo é ter sempre um novo projeto, uma nova missão a ser desempenhada. Devemos manter nossas mentes ocupadas com coisas boas, cultivando novas conexões e novas amizades, pois essas relações nos trazem novas ideias. E são essas ideias que, quando transformadas em ações, nos permitem atingir novos objetivos e continuar contribuindo com a sociedade.
O importante é seguir em frente, preenchendo nossa jornada com novos desafios, mas sempre dentro dos princípios éticos e da honestidade de propósitos. Nossa missão é fazer o bem a todos ao nosso redor, mantendo uma atitude proativa e voltada para o futuro. Isso nos permite continuar evoluindo e, ao mesmo tempo, preservar nossa saúde mental e espiritual, abraçando as novas oportunidades que a vida nos oferece. Afinal, a verdadeira realização não está apenas no cargo que ocupamos, mas na maneira como transformamos cada fase da nossa vida em uma chance de fazer o bem e deixar um legado duradouro.
Esdras Dantas é advogado, professor e presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA)
Esse artigo é um oferecimento da AC OFFICE BSB