BrasilNotíciasPolítica

Exército e Polícia Civil do RJ Recuperam Mais 2 Metralhadoras Furtadas em SP

Com esta apreensão, 19 das 21 armas levadas foram restituídas; no entanto, 2 .50 continuam desaparecidas.

O Comando Militar do Sudeste (CMSE) anunciou hoje, quarta-feira (1º), que mais duas metralhadoras .50 pertencentes ao arsenal furtado em Barueri, São Paulo, no início de setembro, foram encontradas no Rio de Janeiro. Além das metralhadoras, uma surpresa na forma de um fuzil calibre 7,62 não registrado no roubo também estava presente.

Esta recente apreensão eleva o total de armas recuperadas para 19, de um total de 21 que foram originalmente levadas. As duas metralhadoras .50 restantes ainda continuam desaparecidas.

As armas foram encontradas a bordo de um veículo na Avenida Lúcio Costa, próximo à Praia da Reserva, na Zona Oeste da cidade.

No decorrer da semana passada, o G1 havia informado que a Polícia Civil do Rio de Janeiro estava investigando a existência de duas metralhadoras oriundas de Barueri no estado e que uma delas estava sendo oferecida à venda. Este evento marcou a primeira vez em que o Exército considerou a possibilidade de desvio de fuzis, uma vez que, anteriormente, as investigações estavam centradas apenas no furto de metralhadoras (MAGs e .50). Até o momento da última atualização desta reportagem, o CMSE não havia fornecido detalhes sobre onde ocorreu a apreensão desta quarta-feira e se alguém havia sido detido.

Também não foi confirmado se as três armas investigadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro são as mesmas que foram encontradas nesta quarta-feira.

Outras Operações

Na terça-feira (31), as forças do Exército e a Polícia Militar de São Paulo conduziram uma operação conjunta em Guarulhos, na Grande São Paulo, com o intuito de localizar as quatro metralhadoras restantes que haviam sido furtadas.

Além destas duas armas, outras 17 já haviam sido recuperadas durante operações conjuntas em outubro, realizadas pelo Exército em colaboração com as polícias do Rio de Janeiro e de São Paulo. As autoridades afirmam que as armas foram retiradas de um quartel por militares, sendo que seis deles estão sob investigação por suposto envolvimento direto no furto. Posteriormente, essas armas foram comercializadas com facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro e o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo.

Apreensões Anteriores

  • 19 de outubro: Quatro metralhadoras .50 e quatro MAGs, calibre 7.62, foram encontradas em um veículo roubado e abandonado em um dos acessos da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio.
  • 25 de outubro: Cinco metralhadoras .50 e quatro MAGs foram recuperadas em São Roque, no interior de São Paulo, após serem encontradas escondidas em um terreno lamacento.

As informações são do site G1 – Foto:  Polícia Civil RJ /Divulgação

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo