BrasilDireitoNotícias

Presidente do STF Lamenta Morte de Réu e Destaca Condições Carcerárias

Ministro Barroso expressa pesar pela morte de réu dos atos de 8 de janeiro e enfatiza a necessidade de investigação das circunstâncias do ocorrido.

Durante a sessão plenária da tarde desta quarta-feira, 22 de setembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, expressou solidariedade à família de Cleriston Pereira da Cunha, um dos réus dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, cujo falecimento ocorreu no presídio da Papuda, no Distrito Federal, onde estava detido preventivamente.

“Qualquer perda de vida humana, especialmente quando sob a responsabilidade do Estado brasileiro, deve ser lamentada com um sentimento sincero”, afirmou o ministro, em nome do Tribunal.

Barroso ressaltou que o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais referentes às manifestações antidemocráticas, já solicitou uma investigação sobre as circunstâncias que levaram à morte do réu.

O presidente do STF destacou que as estatísticas revelam que quatro pessoas perdem a vida diariamente em prisões no Brasil e enfatizou que, embora muitos óbitos ocorram por causas naturais, as condições de saúde podem ser agravadas pelo ambiente carcerário.

O ministro também relembrou que o STF reconheceu previamente a violação generalizada de direitos fundamentais no sistema prisional brasileiro, determinando a formulação de um plano para melhorar a situação.

De acordo com a decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, o plano deve incluir diretrizes para reduzir a superlotação carcerária, diminuir o número de presos provisórios e limitar o tempo de permanência em regimes mais rigorosos além do período da pena.

Barroso concluiu ressaltando que a gestão do sistema prisional não é responsabilidade do Poder Judiciário. Foto: divulgação do STF

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo