EconomiaNotícias

Preços da Carne em Declínio: Filé-Mignon Lidera Queda de Preços

Preços de cortes de carne bovina diminuíram em agosto, com destaque para o filé-mignon, que ficou 15% mais barato em comparação com o ano anterior.

Os preços da carne bovina estão em queda, e todos os cortes tiveram redução de preço em agosto. O destaque dessa queda é o filé-mignon, que ficou 15% mais barato em relação ao ano passado, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) divulgado na terça-feira (12).

Outros cortes que também apresentaram queda de preços incluem peito, alcatra e capa de filé (veja na tabela abaixo).

Motivos da Queda de Preços: A queda nos preços da carne está relacionada ao preço pelo qual o gado é vendido no campo, que diminuiu cerca de 30% apenas este ano, comparando os meses de janeiro a setembro. Essa diminuição é resultado da alta oferta de animais no pasto. No entanto, outros custos na cadeia de produção de carne bovina estão impedindo uma queda mais acentuada nos preços nos supermercados, incluindo a redução no número de abates devido à queda no consumo.

Além disso, redes varejistas podem estar mantendo margens de lucro elevadas, o que contribui para a estabilidade dos preços, de acordo com o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) também menciona a necessidade de considerar custos logísticos, energéticos, de armazenagem e de exposição nas lojas, além da demanda internacional pela carne bovina, ao avaliar os preços.

Por Que os Preços Estão Caindo? O Brasil atualmente tem uma grande oferta de bois devido ao aumento do abate de fêmeas, o que reduz o preço no mercado. Esse movimento faz parte do ciclo pecuário, no qual os produtores retêm a venda de animais quando estão valorizados, aumentando os preços da carne. Quando há excesso de bezerros no mercado, os preços caem, levando ao abate das fêmeas e ao aumento da oferta de carne nas prateleiras, como ocorre atualmente.

Além disso, as condições climáticas favoráveis têm melhorado a qualidade do pasto, reduzindo os custos com rações. O gado que se alimenta de ração também se beneficia com a queda nos preços de grãos, como soja e milho, que diminuíram 20% e 30% nos últimos 12 meses, respectivamente, de acordo com dados do Cepea.

No entanto, devido a custos em outras etapas da cadeia de produção, essa redução de custos não é repassada integralmente aos consumidores, explicou Felippe Serigati, do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro).

Por Que a Queda de Preços é Mais Acentuada no Campo? Embora os pecuaristas estejam vendendo gado a preços menores para os frigoríficos, há outros custos na cadeia de produção que impedem uma redução significativa nos preços da carne para os consumidores. Isso inclui a escala de abate, que diminui devido à redução da demanda por carne, limitando a oferta nos supermercados.

Os custos de logística também estão altos devido ao preço dos combustíveis. Portanto, mesmo com os preços mais baixos no campo, os custos adicionais nas etapas posteriores da cadeia de produção de carne bovina limitam a queda nos preços para os consumidores finais.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo