BrasilNotícias

Vice-presidente Alckmin e Ministros Visitam Cidades Afetadas por Ciclone no RS

Com 43 mortes confirmadas e 46 desaparecidos, autoridades federais buscam apoio para as áreas atingidas pelas enchentes.

Na manhã deste domingo (10), o vice-presidente Geraldo Alckmin e uma comitiva composta por sete ministros do governo federal chegaram ao Rio Grande do Sul com o objetivo de visitar as cidades que foram devastadas pelo ciclone que resultou na morte de 43 pessoas. A equipe governamental percorrerá as localidades afetadas pelas enchentes desencadeadas pelo fenômeno climático.

Como presidente em exercício, Alckmin tem programada a visita às cidades de Roca Sales e Arroio do Meio, onde poderá avaliar os estragos e oferecer apoio às comunidades afetadas. A agenda da comitiva federal também inclui reuniões com os prefeitos da região e representantes do governo estadual. Durante esses encontros, espera-se que sejam anunciadas novas medidas de assistência às pessoas impactadas pela tragédia.

É importante destacar que Alckmin assumiu temporariamente a presidência devido à viagem do presidente Lula para um encontro com o G20, onde receberá de forma simbólica o bastão para presidir a cúpula em 2024.

A equipe que acompanha Alckmin é composta por sete ministros, cada um com sua respectiva área de atuação:

  1. José Múcio – Ministro da Defesa;
  2. Nísia Trindade – Ministra da Saúde;
  3. Waldez Góes – Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional;
  4. Paulo Teixeira – Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  5. Paulo Pimenta – Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República;
  6. Wellington Dias – Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social;
  7. Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

No que diz respeito aos repasses de recursos, Alckmin já havia anunciado na sexta-feira um auxílio às prefeituras das cidades atingidas, no valor de R$ 800 por pessoa afetada, para auxiliar no atendimento às vítimas. Além disso, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou um repasse de R$ 239 milhões para as áreas afetadas. Esses recursos serão destinados ao fornecimento de alimentos e serviços socioassistenciais, incluindo a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Auxílio Abrigamento e a distribuição de cestas de alimentos.

Na última atualização da Defesa Civil do RS, foi confirmada a morte de mais uma pessoa em decorrência das enchentes causadas pelo ciclone extratropical. A vítima era de Cruzeiro do Sul, localizada na região do Vale do Taquari, a mais impactada pelas chuvas. Com esse registro, o número total de mortes subiu para 43. Além disso, 46 pessoas ainda estão desaparecidas, 3.798 estão desabrigadas e 11.642 desalojadas, evidenciando a magnitude da tragédia enfrentada pela região. Foto: Cadu Gomes/VPR

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo