ABA

ABA marca presença em encontro sobre Políticas Públicas para Pessoas Idosas no Rio de Janeiro

Por Dante Navarro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na última quinta-feira (20/03), de um importante encontro com gestores e técnicos para discutir as Políticas Públicas para Pessoas Idosas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), reuniu representantes de diversas regiões do estado para fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2024 e apresentar o calendário de encontros regionais previstos para 2025.

A mesa de abertura contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, além de outras autoridades e especialistas na área. A subcoordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ, Elisa Maria Azevedo Macedo, também esteve presente e contribuiu para as discussões.

Durante o encontro, o MPRJ, a Seijes e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi) promoveram uma capacitação voltada aos Conselhos Municipais, abordando temas essenciais para a defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas. No período da tarde, um workshop do Projeto QUALIdade ofereceu capacitação especializada para profissionais que atuam em centros de convivência e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Os participantes também tiveram acesso a serviços do programa RJ para Todos e participaram de atividades promovidas pelo Centro de Referência e Apoio à Pessoa Idosa (Crapi), incluindo alongamento, aulas para a população idosa e oficinas digitais. Além disso, foi instalada uma tenda para divulgação do Disque Idoso 165, canal de atendimento e orientação fundamental para o público sênior.

É importante destacar a relevante participação da Associação Brasileira de Advogados (ABA) neste evento. A entidade foi representada pela presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas da ABA, Dra. Patrícia ?Allvato, que vem se destacando nacionalmente pelo seu trabalho incansável na defesa dos direitos da pessoa idosa. Sua atuação firme e comprometida tem sido fundamental para sensibilizar não apenas gestores públicos, mas também a sociedade civil, sobre os desafios diários enfrentados pela população idosa no Brasil.

Dra. Patrícia destacou, durante sua participação, a importância do fortalecimento dos Conselhos Municipais e do papel dos advogados e operadores do Direito na luta contra o etarismo e na promoção da dignidade da pessoa idosa. “Não podemos permitir que os direitos da população idosa sejam tratados como algo secundário. O envelhecimento é uma realidade crescente e precisamos trabalhar juntos para garantir que seja acompanhado por respeito, qualidade de vida e proteção jurídica efetiva”, afirmou.

A presença da ABA neste encontro reforça o compromisso da instituição em atuar ao lado de órgãos públicos e entidades civis para a construção de políticas públicas sólidas e inclusivas, além de fomentar o debate sobre o envelhecimento saudável e a proteção dos direitos dos idosos.

Este evento marca mais um passo importante na construção de uma sociedade mais consciente e acolhedora para todas as gerações, com a participação ativa de instituições como a ABA, que seguem comprometidas com o fortalecimento das garantias legais e o respeito às pessoas idosas.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo