Artigos

Direito à Saúde do Idoso: A Importância do Atendimento Domiciliar e da Assistência Integral em Todas as Regiões

Da Redação

O direito à saúde é um dos pilares fundamentais para garantir a dignidade e o bem-estar dos idosos no Brasil. Contudo, muitas vezes, a assistência necessária não chega até aqueles que mais precisam, especialmente os que estão acamados ou impossibilitados de se locomover, seja em áreas urbanas ou rurais. A Comissão Nacional de Defesa das Pessoas Idosas da Associação Brasileira de Advogados (ABA) tem se dedicado a mudar essa realidade.

“É essencial que o direito à saúde do idoso seja respeitado em sua totalidade, o que inclui o atendimento domiciliar e a internação quando necessária para aqueles que não conseguem se deslocar”, afirma Dra. Patrícia Allevato, presidente da Comissão e uma das mais entusiasmadas defensoras dos direitos dos idosos. Este atendimento deve abranger não apenas os idosos que vivem em suas casas, mas também aqueles abrigados em instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos, muitas vezes conveniadas com o Poder Público.

A proposta da Comissão Nacional de Defesa das Pessoas Idosas da ABA é garantir que o Poder Público assuma a responsabilidade de fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente os de uso contínuo, além de próteses, órteses e outros recursos necessários para o tratamento, habilitação ou reabilitação dos idosos. “Cada idoso, independentemente de onde resida, deve ter acesso a todos os recursos de saúde que possam melhorar sua qualidade de vida. Isso inclui não apenas medicamentos, mas também dispositivos que possam auxiliar em sua reabilitação física e mental”, reforça Dra. Allevato.

É hora de agir para assegurar que esses direitos sejam efetivamente cumpridos. A ABA, por meio de sua Comissão Nacional de Defesa das Pessoas Idosas, continua a lutar para que todos os idosos, tanto no meio urbano quanto rural, tenham acesso ao atendimento de que necessitam. O envolvimento da sociedade e o compromisso das autoridades são fundamentais para transformar essa realidade e garantir que nossos idosos vivam com a dignidade e o respeito que merecem.

Esse é um chamado para todos: é hora de exigir que os direitos dos idosos sejam respeitados em sua plenitude. Afinal, cuidar dos nossos idosos é cuidar do nosso futuro.

Um foereceimento da ABA REDE @abaredeoficial

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo