Por Esdras Dantas de Souza.
No mundo em constante movimento em que vivemos, onde o sucesso imediato muitas vezes é colocado acima de tudo, a integridade surge como uma luz guia, delineando o caminho dos verdadeiramente grandes. Ser íntegro, em essência, é possuir uma bússola interna que direciona cada ação, decisão e interação com honestidade, justiça e transparência.
A integridade é, sem dúvida, o apanágio das personalidades bem formadas. Ela se destaca em um cenário onde o sucesso rápido e a qualquer custo parece ser o objetivo de muitos. Porém, é importante lembrar que o sucesso genuíno e duradouro é construído sobre alicerces sólidos de valores e princípios inegociáveis.
Neste cenário de contrastes, aqueles que escolhem o caminho da integridade muitas vezes destoam, brilhando mais intensamente pela raridade de sua escolha. Eles nos lembram que, no final das contas, o sucesso verdadeiro não é apenas sobre o que alcançamos, mas sobre como alcançamos. Ser íntegro não é apenas uma escolha, mas um estilo de vida que enobrece o indivíduo e inspira os que estão ao seu redor.
A integridade nos chama a ser melhores em todas as esferas da vida. Ela nos encoraja a sermos leais aos nossos valores, mesmo quando ninguém está observando, e a buscarmos a excelência não apenas nos resultados, mas também no processo para alcançá-los.
Que possamos valorizar e cultivar a integridade em nós mesmos e reconhecer seu valor inestimável nos outros. No fim das contas, são os íntegros que deixam uma marca indelével no mundo, transformando-o em um lugar melhor com cada escolha honrada.
Esdras Dantas de Souza é advogado, professor e presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA)