Eduardo Bolsonaro adota tom conciliador após críticas a Tarcísio de Freitas sobre “tarifaço” de Trump
Por Dante Navarro

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou nesta quarta-feira (16) uma mensagem em tom conciliatório ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após críticas feitas um dia antes sobre a postura do chefe do Executivo paulista diante do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Em um post no X (antigo Twitter), Eduardo afirmou ter tido “uma boa e longa conversa” com Tarcísio, na qual ambos expuseram seus pontos de vista. “A conclusão é que ambos atuam na melhor das intenções do interesse dos brasileiros”, escreveu. O deputado acrescentou que diferenças de opinião “são normais e saudáveis” e destacou a importância da comunicação direta. O governador retuitou a mensagem.
Na terça-feira (15), Eduardo havia acusado Tarcísio de confundir “subserviência servil às elites” com defesa dos interesses nacionais. A crítica ocorreu em meio à reação de setores conservadores à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Eduardo Bolsonaro defende o fim das tarifas com anistia ampla aos acusados de articular uma trama para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Para ele, a tentativa de negociação por parte de Tarcísio enfraqueceria esse objetivo.
Após a decisão de Trump, Tarcísio chegou a responsabilizar o governo federal, sob Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela situação. Dias depois, porém, suavizou o discurso, defendendo a união de esforços entre governos estadual e federal para reduzir os impactos da medida e elogiando a atuação diplomática do Itamaraty.
O governo brasileiro classificou a imposição da tarifa como uma retaliação política. Até o momento, não há previsão de revisão da decisão por parte da Casa Branca.