NotíciasPolíticaSegurança Pública

PGR Solicita Inclusão de Fugitivos do 8 de Janeiro na Lista da Interpol

Da Redação.

Brasília, 17 de maio de 2024 — O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a inclusão de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 na lista de procurados da Interpol. Gonet também solicitou a emissão de mandados de prisão preventiva contra os acusados.

A medida foi tomada após o Portal Uol divulgar na terça-feira (14) que pelo menos nove condenados pelos atos de depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília, romperam as tornozeleiras eletrônicas e fugiram para a Argentina e o Uruguai. Condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorrem em liberdade das condenações.

Em um ofício enviado ao STF ontem (15), após a divulgação da reportagem, Gonet pediu a Moraes a emissão de mandados de prisão contra cinco investigados. Nos demais casos, o procurador-geral solicitou que as varas judiciais responsáveis pelo monitoramento eletrônico confirmem a falta de contato com os investigados.

Até o momento, o Supremo condenou 216 envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

A inclusão dos investigados na lista da Interpol e a emissão dos mandados de prisão preventiva visam garantir que os responsáveis pelos atos golpistas não fiquem impunes e respondam por seus crimes conforme a lei. As autoridades continuam trabalhando para localizar e prender os fugitivos, garantindo a justiça e a segurança do Estado Democrático de Direito.

As informações são da Agência Brasil. A imagem é Joédson Alves, da mesma Agência. Publicada na internet.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo