Brasília, 16 de setembro de 2023 –
Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Havana, Brasil e Cuba retomarão um acordo para o desenvolvimento conjunto de produtos de saúde. A medida visa aprimorar o tratamento de doenças crônicas, como Alzheimer e diabetes, além de produzir medicamentos para gastrite a partir da cana-de-açúcar.
A ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, que faz parte da comitiva presidencial, enfatizou a importância da parceria, destacando o conhecimento avançado de Cuba e a capacidade de pesquisa clínica e produção em escala do Brasil.
Sobre a possibilidade de médicos cubanos ingressarem no programa Mais Médicos, a ministra esclareceu que o programa não estabelece acordos específicos entre países para intercâmbio de médicos e que Cuba não fez tal solicitação. Ela reiterou que a prioridade é levar médicos brasileiros a regiões carentes de atendimento, e profissionais de todas as nacionalidades podem participar da seleção.
Durante a visita, estão previstos acordos para compartilhar experiências nos setores de ciência e tecnologia, bem como agricultura familiar, como anunciado pelos ministros Paulo Teixeira e Luciana Santos. As informações são da Agência Brasil e a foto é de Ricardo Stuckert/PR