BrasilNotícias

Presidente do STF critica sistema eleitoral da Câmara por falta de representatividade

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o sistema político e eleitoral vigente na Câmara dos Deputados, afirmando que este não atende bem aos interesses do país. Durante um seminário na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UerJ), em comemoração aos 35 anos da Constituição, Barroso destacou que o modo de eleição dos deputados dificulta a governabilidade e carece de representatividade.

Segundo o magistrado, o sistema atual torna difícil para o eleitor saber em quem de fato está votando, o que prejudica a capacidade de governar. Ele apontou que a maioria dos deputados é eleita com base em regras partidárias, e poucos são escolhidos diretamente pelos votos dos eleitores. “Menos de 5% dos deputados federais são eleitos por votação própria. O eleitor vota no candidato, mas, na realidade, o voto é direcionado para o partido, e são os mais votados do partido que ocupam as vagas”, esclareceu.

Barroso defendeu mudanças no processo eleitoral e sugeriu a adoção do sistema distrital misto, alegando que o atual método resulta em um afastamento entre a classe política e a sociedade. Ele destacou a necessidade de reverter esse cenário, enfatizando que a democracia enfrenta um momento delicado, no qual muitos não se sentem representados adequadamente.

Além disso, o ministro criticou o sistema tributário, apontando para uma “apropriação privada” do Estado pela “classe dominante”, ressaltando que essa estrutura tributária favorece essa classe em detrimento da tributação de renda e capital, que é inferior à média global. As informações foram obtidas do Diário de Pernambuco.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo