Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, visando investigar indivíduos envolvidos na incitação, participação e fomentação da tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro. Nesse evento, pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições que elegeram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
A 20ª fase da Operação Lesa Pátria está cumprindo dois mandados de prisão preventiva e outros dez de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux, na Paraíba, além de Mirassol do Oeste e Cáceres, em Mato Grosso. Todos os mandados foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e têm como alvos dez indivíduos sob investigação.
Conforme declarado pela Polícia Federal em nota, “os eventos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo”.
Até o momento, a Operação Lesa Pátria já executou, em todas as suas fases, 88 mandados de prisão e 367 mandados de busca e apreensão, além da abertura de 17 inquéritos policiais.
As informações são provenientes da Agência Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil www.pautabrasil.com.br