NotíciasPolítica

Erdogan Anuncia Intenção de Levar Israel ao Tribunal Penal Internacional por Alegados ‘Crimes de Guerra”

urquia Censura Netanyahu e Promete Recorrer ao TPI para Responsabilizar Israel por Suas Ações em Gaza

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que a Turquia está empenhada em levar Israel ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos “crimes de guerra” cometidos em Gaza. Erdogan fez essas afirmações a bordo do avião presidencial, onde descreveu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como alguém com quem “não é mais possível dialogar”, acrescentando que o “riscaram” de suas considerações.

Erdogan tem sido um crítico contundente das ações de Israel em Gaza, acusando o país de ultrapassar o direito de legítima defesa e cometendo o que ele denunciou como “opressão, atrocidades” e um “massacre” na região. Em um discurso recente em um comício pró-Palestina, Erdogan reiterou o apoio da Turquia a “iniciativas que responsabilizem Israel por violações dos direitos humanos e crimes de guerra perante o Tribunal Penal Internacional.”

Ele acrescentou que “as autoridades relevantes, especialmente o Ministério das Relações Exteriores, estão encarregadas dessa tarefa.” Erdogan deve se reunir em breve com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, após a inclusão da Turquia em sua viagem diplomática pelo Oriente Médio.

É importante destacar que Israel não faz parte do TPI, um órgão criado em 2002 para julgar aqueles considerados responsáveis por crimes contra a humanidade e genocídio.

Com as informações do site CNNBRASIL. Foto: Reprodução da internet AFP / AFP

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo