O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez declarações esclarecedoras em uma entrevista concedida a uma emissora de televisão indiana, afirmando que Vladimir Putin, o presidente da Rússia, não será preso caso decida visitar o Brasil para a cúpula do G20 agendada para 2024. Putin, atualmente alvo de mandados de prisão emitidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) devido a alegações de crimes de guerra, encontrará um ambiente acolhedor no Brasil, de acordo com Lula, que também expressou a expectativa de receber o líder russo durante o encontro do Brics em 2024, que está programado para ocorrer na Rússia.
Lula compartilhou sua visão otimista, destacando a importância dos eventos internacionais que precedem a cúpula do G20 no Brasil. Ele afirmou: “Antes do G20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou no Brics na Rússia no próximo ano (…) Todo mundo vai para a reunião do Brics, e espero que também venham para o G20 no Brasil. Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil.”
É importante lembrar que em março, o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra Vladimir Putin por alegações de crimes de guerra. Devido ao Brasil ser signatário do acordo que estabeleceu esse tribunal, havia preocupações quanto à obrigação de cumprir esses mandados caso o presidente russo visitasse o país. No entanto, as palavras do ex-presidente Lula parecem indicar uma abordagem mais flexível em relação a essa questão, enfatizando a intenção de garantir um ambiente diplomático propício para o encontro do G20 no Brasil. Foto da inernet. Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Da Redação