O feriado traz mudanças significativas no cenário climático do Brasil, com previsões distintas para as regiões Sul e Sudeste. Enquanto os estados do Sudeste experimentarão um aumento gradual nas temperaturas, a atenção se volta para o Sul do país, onde está prevista a formação de um novo ciclone extratropical.
De acordo com o meteorologista Cesar Soares, da Climatempo, a formação desse ciclone trará instabilidades e a possibilidade de tempestades no Rio Grande do Sul. Previsões indicam grandes volumes de chuva acumulada, levando a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul a emitir um alerta para tempestades com granizo e ventania, válido até sábado. Em Santa Catarina, a chuva também retorna, especialmente no Oeste do estado.
No Sudeste, a temperatura deve permanecer em torno dos 25ºC, conforme informado pelo meteorologista Marcel Martins do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). São Paulo, por exemplo, experimentou sua máxima de 19ºC na quarta-feira, seis graus abaixo da média.
No entanto, a sexta-feira trará calor de volta ao Sudeste, com previsão de um sábado ensolarado. Embora haja ainda chances de chuva durante a tarde e à noite, esta deve ser pontual. No domingo, uma ligeira queda de temperatura é esperada, com os termômetros passando de 31ºC no sábado para 27°C no domingo.
Enquanto isso, no restante do país, as altas temperaturas predominarão, especialmente nas regiões centro-oeste, nordeste e na região Amazônica, caracterizando o clima típico da região equatorial, com muito calor e umidade.
Com as informações do G1